A MÚSICA DE EUGENIA OSTERBERGER

Na sexta feira, dia 8 de setembro de 2017, tivo lugar no Musical Cienfuegos da Corunha o lançamento do livro-disco Eugenia Osterberger. A compositora galega da Belle Époque 1852-1932, da autoria de Beatriz López-Luevos, Susana de Lorenzo e Rosario Martínez Martínez, e editado por Ouvirmos.

A obra é um desses fitos absolutamente imprescindíveis para recuperar a nossa história e fazer país. Ninguém –ou quase ninguém– sabia nada de Eugenia Osterberger, incrivelmente, até os trabalhos e as pesquisas de Rosario Martínez, quem procurou a colaboração da investigadora e pianista Beatriz López-Suevos e assim mesmo da soprano Susana de Lorenzo. 

Como já pudéramos desfrutar tres anos antes no Museo de Belas Artes, os assistentes ao acto tivemos o privilégio de ouvir na esplêndida voz de Susana –acompanhada por Beatriz ao piano– várias composições do disco em italiano, em francês e nomeadamente em galego: as compostas pola autora a partir do Cancioneiro Popular Gallego de Pérez Ballesteros, assim como a peça Neve, sobre o texto de Filomena Dato Muruais.

Saudamos pois esta boa nova que fai possível o editor José Aldea, também presente na sala. A partir de agora o público poderá conhecer uma autora de grande altura, poderá gostar das quinze peças que integram a gravação e, através da leitura no livro, conhecerá os traços biográficos, a formação musical e o contexto cultural galego do século XIX e primeiros anos do XX em que Eugenia Osterberger se desenvolveu.

 

 

 

Esta entrada foi publicada en Concertos, Cultura, Letras galegas, Literatura, música e etiquetada , , , , , , , , , . Garda a ligazón permanente.